




A palestrante Adriana Reis que é graduada em Ciências Biológicas, especialista em Gerenciamento Ambiental, está finalizando graduação em Conservação Ambiental na Universidade de Oxford, apontou as diferenças de clima, vegetação e de solo, mas muito mais do que é isso ela fez questão de falar que os brasileiros são bem vindos em Oxford (Inglaterra), e incentivou alunos da platéia a irem estudar lá.
Segundo Adriana, as leis e a burocracia brasileira são os maiores empecilhos para se fazer estudos científicos de nossa biodiversidade, sem contar a falta de apoio e de condições adequadas para o desenvolvimento de pesquisas. “Em Wytham Woods não se tem à metade da biodiversidade que temos na Amazônia, porém nos dão totais condições de desenvolver pesquisas o que não acontece aqui no Brasil”.
Wytham Woods é uma floresta do tipo "woodland - bosque", situada na região Sudeste da Inglaterra no Reino Unido, no condado de Oxfordshire. É uma das florestas mais estudadas do mundo, e também possui um dos programas de monitoramento mais antigos. É alvo de muitos estudos climáticos, zoológicos, ornitológicos e botânicos, entre outros.
O evento contou com a participação de gerentes de parques, professores, mestres, doutores, coordenadores de cursos de graduação, alunos de instituições de ensino do abc e com a diretora de educação ambiental do Instituto Natureza Brasil, a bióloga Letícia Lima, que falou sobre o trabalho da ONG e a importância da educação ambiental na mudança de comportamento, e enfatizou a satisfação em receber a palestrante e colega Adriana Reis no evento.
A satisfação foi toda minha Letícia, e conto com novas iniciativas da ONG, às quais darei imenso apoio com todo prazer.
ResponderExcluirPor favor divulgue meus contatos para alunos e ambientalistas interessados em saber mais sobre os cursos em meio ambiente na Universidade de Oxford.
Boa sorte a todos.